quarta-feira, 23 de março de 2011

FIM DA CAMPANHA

Prezados Colegas Assistentes Sociais,

Chegamos ao final da nossa Campanha!

Esse processo foi muito rico, desafiador e um grande aprendizado!

Sabemos que temos um caminho cheio de desafios, que significa; trabalhar em uma realidade marcada por: corrupções políticas, implementação do Sistema Único de Assistência Social (o termo implementação na minha concepção é mais coerente),  atuar no Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, no Sistema Único de Saúde sucateado e sem as mínimas condições para realização do trabalho profissional, lidar com as diferenças de classes marcadas por condições de moradias e acesso aos serviços públicos sem qualidade. O Distrito Federal é uma das unidades da federação onde a concentração de renda é uma das mais significativas. A " ilha da fantasia - Brasília" contribui para acelerar esse processo quando observamos a qualidade de vida dos moradores do Plano Piloto e dos que moram nas em algumas cidades satélites.

Para nós Assistentes Sociais que atuamos em Brasília, as contradições e peculiaridades do capitalismo se expressam de forma mais perversa diante dos nossos desafios profissionais. Nesse período de campanha, a caminhada junto aos nossos colegas nos mostrou a necessidade de lutarmos em várias frentes, "sem perder a ternura jamais": implementação das 30h, Fortalecimento da Política e do Plano Nacional de fiscalização, Luta constante por uma formação de qualidade, Fortalecimento da nossa Política Nacional de Estágio e fiscalizar o cumprimento das suas normativas, necessidade de dar celeridade à análise das denúncias e dos processos éticos, promover discussões permanentes sobre os instrumentais técnicos operativos, promover uma escuta qualificada dos nossos colegas que sofrem assedio moral no trabalho, ficar mais próximo dos profissionais entendendo suas limitações de trabalho e que, muitas vezes a ausência de computadores no local de trabalho contribuem para a ausência de comunicação das nossas principais bandeiras de lutas construídas de forma conjunta pelo CFESS- CRESS.

Terminamos essa campanha com uma certeza: não tivemos perdedores, as duas chapas estão de parabéns! Presenteamos os Assistentes Sociais do Distrito Federal com um debate rico, respeitoso, ético e, principalmente, contribuímos para a participação dos Assistentes Sociais nas discussões de forma intensa.

Então, nessa caminhada de aprendizagens tenho muitos agradecimentos: primeiro a todos os Assistentes Sociais do Distrito Federal; aos nossos colegas que nos apoiaram fazendo a Campanha conosco, vestindo a camisa da Chapa e manifestando seu apoio no nosso blog, trazendo elementos para discussões do Serviço Social, aos estudantes de Serviço Social que buscaram elementos importantes no debate para refletir sobre sua formação; aos representantes do Conselho Regional de Serviço Social 8ª Região e Comissão Eleitoral, pela postura ética na condução do processo eleitoral, a senhora Dilma Lima que gentilmente colaborou conosco criando a nossa logomarca. Um    agradecimento especial, a todos os colegas que fazem parte da composição da Chapa 1, meus sinceros agradecimentos pelo companheirismo, pela aprendizagem, pela coragem de lutar pelo que acreditam, e principalmente, pela esperança de saber que existem profissionais como vocês, que já ultrapassaram as barreiras das reproduções do chavões academicistas e que lutam por um Serviço Social fortalecido sem deixar  ser seduzido pelo pragmatismo de um fazer sem reflexão política e critica. Também não poderia deixar de agradecer a três companheiras de luta muito presentes nas nossas discussões: Professora Patrícia Pinheiro da UnB, nossa Colega Ludmila Suaid e nossa linda blogueira Jamila Zgiet, e para finalizar um agradecimento muito especial ao meu eterno mestre, Vicente Faleiros, não apenas no sentido acadêmico. Dizem que o importante não é ter acesso apenas ao conhecimento, mas saber o que fazer com esse conhecimento para ser tornar uma pessoa sabia. Vicente, você para mim é um exemplo da sabedoria e coragem. Ressalto aqui, as nossas reuniões, onde todos ficávamos em sua volta conversando e refletindo sobre o Serviço Social, vivenciando momentos muito ricos que levarei para a minha vida.

Então agradeço a todos e espero que a nossa caminhada continue por mais três anos com o apoio de todos e todas as Assistentes Sociais do Distrito Federal.

Abraços,

Cilene

2 comentários:

  1. Parabéns Cilene pela campanha ousada, intrépida e de altíssimo nível. lendo o livro " Gramsci e a sociedade civil", de Giovanni Semeraro, Ed. Vozes-1999, gostaria de destacar o importante trecho para reflexão:

    " A revolução de outubro, para Gramsci, não podia ser pensada como um patrimônio adquirido para sempre, com vantagem para o grupo dirigente. O passado, ainda que glorioso, não podia ser utilizado para sacralizar quem está no poder, e sim para impulsionar o presente com o contínuo alargamento das capacidades políticas das classes subalternas".
    È preciso renovar, é preciso discutir.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria aqui de parabenizar a Chapa 1 pela conquista no processo eleitoral e em ser a próxima gestão do CRESS DF. Que esta gestão eleita possa realizar o máximo pelos Assistentes Sociais do DF. Que possam seguir na luta pautados no bom senso, humildade, com passos firmes, sempre buscando o apoio dos profissionais. Que possam sempre estar abertos, dentro do possível, no que forem realizar.

    SUCESSO NA JORNADA!!!

    ResponderExcluir